RISE leva ensinamentos sobre ciência e higiene à Escola Secundária Carolina Michaëlis

Atividade permite contacto de jovens estudantes com a atividade científica
No início do mês de fevereiro, o Laboratório Associado RISE, através da Unidade de Investigação RISE-Health, foi até à Escola Secundária Carolina Michaëlis para, junto de estudantes do 3ºciclo, cientificamente desvendar como a lavagem das mãos constitui um hábito de higiene relevante para a saúde humana e comunitária.
Isabel Miranda, investigadora do Laboratório Associado RISE (RISE-Health@RISE) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, abordou os diferentes tipos de microrganismos que podem ser encontrados na pele.
De acordo com a investigadora “estas atividades são essenciais uma vez que despertam o interesse dos estudantes para o conhecimento científico. De forma simples e prática, conseguimos captar a atenção dos alunos e explicar a pertinência de rotinas de higiene, como é a lavagem das mãos. Acredito que este tipo de divulgação científica faz a diferença no quotidiano escolar, tornando os conteúdos teóricos mais percetíveis e proporcionando um leque mais alargado de conhecimento”, explica a especialista.
Depois de assistirem a uma breve apresentação sobre a importância da higienização das mãos, os jovens estudantes tiveram a oportunidade de registar a sua “impressão microbiana” antes e depois da lavagem das mãos, através do uso de placas de petri com meio de cultura. Depois de um período de incubação, os alunos poderão observar e quantificar o surgimento de colónias de bactérias e fungos e deste modo perceber o quão eficaz é a lavagem das mãos para a redução da carga microbiana, realçando-se, assim, a importância de lavar as mãos com regularidade.
Esta não é a primeira vez que o RISE leva a ciência às escolas. Em 2024, o Laboratório Associado foi até à Escola Secundária João Gonçalves Zarco, onde dinamizou uma atividade centrada nas funções das células, tecidos e órgãos.