Investigador RISE vence prémio em Espanha por trabalho centrado no cancro do colo do útero

premio_espanha

Trabalho distinguido em iniciativa centrada nos cuidados de saúde primários

No passado mês de janeiro, em Vigo, um projeto de investigação liderado por Paulo Santos, investigador do Laboratório Associado RISE (RISE-Health@RISE/FMUP) foi distinguido na primeira edição dos Prémios de Investigação Transfronteiriços em Saúde Galiza – Norte de Portugal, uma iniciativa que pretende “divulgar, promover e recompensar a investigação e os conhecimentos translacionais, clínicos e pré-clínicos no domínio da saúde”, conforme se pode ler na plataforma da iniciativa.

O trabalho “ADERE-CCU: Determinantes de não adesão ao rastreio do cancro do colo do útero” foi premiado na categoria de “Projetos de Investigação de Talentos Emergentes com Aplicação em Cuidados de Saúde Primários”.

Para Paulo Santos (RISE-Health@RISE/FMUP), esta distinção “é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer com os Cuidados de Saúde Primários, numa perspetiva que mostra que a academia não está fechada dentro dos seus muros, está aberta, sobretudo, àquilo que são as necessidades dos centros de saúde e da medicina geral e familiar”, explicou o especialista.

Além de Paulo Santos, o estudo contou com a colaboração de investigadores da FMUP, do RISE-Health e da USF Barão do Corvo (Vila Nova de Gaia).

Os Prémios de Investigação Transfronteiriços em Saúde Galiza – Norte de Portugal são uma iniciativa do TransfireSaúde, um projeto que visa reforçar o ecossistema eurorregional de investigação e inovação através de soluções inovadoras e promover estratégias de apoio ao envelhecimento ativo e saudável, e à medicina personalizada nos cuidados de saúde primários.