Laboratório Associado RISE regressou à Mostra UP para ensinar ciência

O RISE – Rede de Investigação em Saúde esteve presente na 22.ª Mostra da Universidade do Porto, que decorreu entre os 6 e 9 de março, no Multiusos de Gondomar.
O Laboratório Associado, através da Unidade de Investigação RISE-Health e do Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) deixou que jovens estudantes “vestissem a bata” e entrassem no universo da investigação.
Durante os quatro dias do evento, estudantes do ensino básico e secundário tiveram a oportunidade de aprender com investigadores, docentes e estudantes das 14 faculdades da Universidade do Porto, entre elas, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), instituição onde o RISE está sediado.
No stand do Laboratório Associado, os visitantes da Mostra da UP foram desafiados a testar os seus conhecimentos em diversas temáticas ligadas à saúde e à investigação, tais como nutrição, cancro, saúde mental e cardiologia. No mesmo espaço, os estudantes puderam ainda ficar e testar as suas habilidades enquanto potenciais futuros investigadores.
No terceiro dia do certame, o investigador Paulo Santos (RISE-Health@RISE/FMUP) subiu a palco e abordou os “cuidados de saúde primários como instrumento de equidade em saúde”, abordando o papel que os médicos de família têm no acesso à saúde.
João Fonseca, Cristina Granja, Nuno Vale, Inês Falcão Pires e Sofia Baptista, investigadores do Laboratório Associado RISE e professores da Faculdade de Medicina da U.Porto também subiram ao palco da Mostra da U.Porto para abordar temas ligados à inteligência artificial em saúde, cardiologia e medicina da comunidade.
Para mais informações sobre esta e outras edições da Mostra da Universidade do Porto, consulte o website do evento.