Unidade de Investigação RISE-Health será apresentada publicamente no próximo dia 28
Evento decorre no Auditório do Centro de Investigação da FMUP
A 1.ª Reunião de Trabalho e Apresentação Pública da nova Unidade de Investigação RISE-Health irá decorrer no dia 28 de junho, no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
A iniciativa irá contar com representantes das várias entidades académicas envolvidas e com representantes das autoridades, que estarão presentes na abertura oficial, prevista para as 12h00.
A partir das 10h00, Fernando Schmitt, coordenador da nova Unidade, irá apresentar publicamente a missão do RISE-Health, que consiste essencialmente na “realização de investigação clínica e translacional interdisciplinar e de elevada qualidade, inovadora e com impacto na comunidade, numa gama abrangente de áreas clínicas e campos científicos”.
Os responsáveis das sete linhas temáticas de investigação falarão ao longo da manhã, começando com Adelino Leite-Moreira, da TL1 – Clinical and Translational Research in Cardiovascular Diseases.
Seguir-se-ão Elsa Azevedo, que coordena a TL2 – Neurosciences, Luís Taborda Barata, à frente da TL3 – Hormones, Infection, Inflammation & Metabolism, Cristina Granja, da TL4 – Hospital Care & Clinical Outcomes, e Paulo Correia de Sá, responsável da TL5 – Clinical Translation on Drug Targets and Innovative Biomedicines.
A apresentação das linhas temática terminará com as intervenções de Luís Azevedo e Elisa Keating, responsáveis das TL6 – Digital Transformation, Artificial Inteligence, Data and Decision Sciences in Health e TL7 – Community Care & Prevention.
Depois de uma pausa para almoço, o programa irá prosseguir, às 14h00, com reuniões de trabalho e visita às instalações.
Investigando em áreas fulcrais como as Ciências Cardiovasculares, Metabolismo, Cuidados Hospitalares, Prevenção, Fármacos, Saúde Digital e Inteligência Artificial, os líderes e os investigadores desta Unidade são nomes de grande destaque no panorama científico nacional e internacional.
Com mais de 1300 investigadores, dos quais 637 são investigadores integrados, o RISE-Health é já a maior Unidade de Investigação do país, de acordo com dados da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2023/2024.
Sobre o RISE-Health
O RISE-Health resulta da fusão do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, da UnIC – Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, do MedInUP – Centro de Investigação Farmacológica e Inovação Medicamentosa e do CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde.
Sediada na FMUP, esta nova unidade de investigação terá polos de gestão em 5 unidades orgânicas da U.Porto (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Faculdades de Farmácia, Medicina Dentária, Ciências e Nutrição), para além de 11 outros, nomeadamente em 5 universidades públicas (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Algarve, Aveiro, Beira Interior e da Madeira) e 2 instituições de Ensino Superior Privado (Universidades Fernando Pessoa e Portucalense), 3 Escolas de Enfermagem (Escola Superior de Enfermagem do Porto, Escola Superior de Saúde Santa Maria e Escola Superior de Enfermagem do IP Santarém) e Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.
No âmbito do atual processo de Avaliação do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a etapa seguinte passa pela realização de uma visita virtual da parte dos avaliadores. O calendário pode ser consultado aqui.