RISE regressa às escolas para ensinar ciência a estudantes do Ensino Secundário
O Laboratório Associado RISE realizou atividade centrada na função das células
Entre os dias 4 e 8 de novembro, o RISE – Rede de Investigação em Saúde foi até à Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, para dar a conhecer um pouco da investigação que desenvolve.
Cláudia Mendes e Isabel Miranda, investigadoras do Laboratório Associado (UnIC@RISE) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), abordaram o sistema cardiovascular.
De acordo com as investigadoras, estas iniciativas, “acima de tudo, permitem fazer a diferença porque criam impacto nos alunos que, como possíveis futuros investigadores, conseguem perceber o que se passa dentro de um Laboratório e conhecer aquilo que nós fazemos”.
Depois de assistirem a uma apresentação centrada nas funções das células, tecidos e órgãos, os estudantes observaram vários exemplares de órgãos de diversos animais e tiveram ainda a oportunidade de observar macroscopicamente lâminas com tecido de órgãos como coração, fígado e rim.
Na visão de Cristina Machado, professora de Biologia e Geologia da escola onde se realizou esta atividade, a aprendizagem através de investigadores “tem um impacto muito grande”, reforçando que “é uma mais-valia os alunos terem contacto direto com quem está no terreno e com quem trabalha num laboratório de investigação”.
Já Alice Silvestre, aluna do curso de Ciências e Tecnologias, referiu que, “com a prática, conseguimos perceber melhor o que estamos a estudar”.
Esta não é a primeira vez que o RISE leva a ciência às escolas. No passado mês de abril, o Laboratório Associado foi até à Escola Secundária de Rocha Peixoto, onde dinamizou a atividade “O Cérebro e a Dor”, uma iniciativa que concilia a teoria associada ao estudo do sistema nervoso com a prática da investigação.