RISE regressa à Noite Europeia dos Investigadores

Laboratório Associado promoveu a prática desportiva e a literacia em saúde cardiovascular
O Laboratório Associado RISE voltou a marcar presença na Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que, este ano, decorreu nas cidades de Braga, Coimbra, Évora e Lisboa e que, anualmente, celebra a ciência a nível europeu.
Com o mote “Ciência para os Desafios Globais”, o Laboratório Associado RISE, através do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL@RISE), desenvolveu atividades dedicadas ao sistema cardiovascular e à literacia em saúde através da interação com os visitantes e desafios para a prática de atividade física.
Susana Constantino, investigadora do Laboratório Associado RISE (CCUL@RISE/FMUL), considera que a participação na Noite Europeia dos Investigadores é algo bastante positivo. “Esta iniciativa confirma a força do trabalho em equipa e evidencia como, no âmbito do Laboratório Associado RISE, conseguimos transformar conhecimento científico em impacto real e concreto na vida das pessoas”, aponta a especialista em cardiologia.
Filipe Rocha (CCUL@RISE/FMUL) destaca o impacto que estas iniciativas têm na educação e prevenção. “Sendo 80% das doenças cardiovasculares preveníveis por mudança de hábitos, promover junto do público, nomeadamente crianças e jovens, ciência e literacia sobre saúde cardiovascular nesta NEI foi não só uma responsabilidade, como algo que me dá orgulho e que penso ser deveras importante”, realça o jovem investigador.
Já Paula Oliveira (CCUL@RISE/FMUL), afirma, por sua vez, que a Noite Europeia dos Investigadores “aproxima o conhecimento científico da sociedade, ajuda a combater a desinformação e estimula a curiosidade”, visão também partilhada por Mariana Borges (CCUL@RISE/FMUL) que considera que esta iniciativa torna “a investigação mais palpável e reforça o valor do nosso trabalho no CCUL e no RISE”.
A Noite Europeia dos Investigadores é celebrada desde 2005, por toda a Europa, sempre na última sexta-feira de setembro, numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia.
Nesta edição, a iniciativa contou com a colaboração de várias entidades, destacando-se a colaboração entre as Universidades de Lisboa, Coimbra, Minho e Évora. A Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia também são parceiros do evento.