RISE leva ciência ao Ensino Secundário

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Laboratório Associado RISE realizou atividade centrada no sistema nervoso

No passado dia 19 de abril, o RISE foi até à Póvoa de Varzim para realizar, no âmbito no Programa Cientificamente Provável, uma atividade centrada no ensino do sistema nervoso.

Na Escola Secundária de Rocha Peixoto, Sandra Marisa Oliveira e Isabel Miranda, investigadoras do Laboratório Associado (UnIC@RISE) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), dinamizaram a atividade “O Cérebro e a Dor”, uma iniciativa que concilia a teoria associada ao estudo do sistema nervoso com a prática da investigação.

Depois de assistirem a uma apresentação centrada no sistema nervoso e no papel do cérebro na dor, os estudantes tiveram a oportunidade de observar macroscopicamente o cérebro de um roedor, atividade que facilita a aprendizagem centrada no sistema nervoso.

Na visão das investigadoras Sandra Marisa Oliveira e Isabel Miranda, estas iniciativas “são atividades importante para sensibilizar estes jovens estudantes para a importância da investigação”, afirmam.

Já Inês Barbosa, professora de Biologia na Escola Secundária de Rocha Peixoto, afirma que “o contacto direto com cientistas e a tomada de conhecimento das pesquisas que estes desenvolvem desperta a curiosidade dos alunos, estimulando o seu interesse pelas áreas do conhecimento científico. Pode ser uma forma inspiradora e motivadora para seguirem carreiras científicas”, aponta.

Vale a pena relembrar que esta não é a primeira vez que o RISE participa no Cientificamente Provável. No passado mês de março, o Centro de Investigação do IPO-Porto (CI-IPOP@RISE) recebeu, nos seus laboratórios, 17 alunos da Escola Básica de Santa Bárbara, permitindo assim que os jovens tivessem um contacto direto com a investigação de translação em oncologia.

O Programa Cientificamente Provável faz parte do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, um organismo do Ministério da Educação, e visa “proporcionar o contacto com investigadores e estruturas do ensino superior, motivando-os a aprofundar conhecimentos e a prosseguir estudos superiores nas áreas do seu interesse”, pode ler-se na plataforma oficial da iniciativa.