RISE debate impacto da investigação clínica na sociedade em evento na FMUP
Encontro realiza-se no próximo dia 25 de outubro, no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina
O impacto da investigação clínica na sociedade vai ser o tema central do evento que irá juntar figuras políticas e investigadores nacionais e internacionais no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), no próximo dia 25 de outubro.
Intitulado “RISE Day: The Societal Impact of Clinical Research”, o evento organizado pelo Laboratório Associado RISE — Rede de Investigação em Saúde contará com a participação de Fernando Schmitt, coordenador do RISE, David Zielinski, diretor executivo da Harvard Catalyst, e dos investigadores Adelino Leite-Moreira (UniC@RISE/FMUP), Carmen Jerónimo (CI-IPOP@RISE/ICBAS), Fernando Magro (CINTESIS@RISE/FMUP), Luís Azevedo (CINTESIS@RISE/FMUP) e Conceição Calhau (CINTESIS@RISE/NOVA). Está também prevista a participação da eurodeputada Maria da Graça Carvalho que, à distância, abordará os programas de investigação de saúde e os desafios societais emergentes.
No “RISE Day: The Societal Impact of Clinical Research”, a manhã será exclusivamente dedicada aos investigadores integrados RISE.
A partir das 09h00, os investigadores integrados RISE e respetivos orientandos vão poder dar a conhecer os seus trabalhos de investigação. Nuno Vale, Luís Azevedo, Elisa Keating (CINTESIS@RISE/FMUP), Inês Falcão Pires (UnIC@RISE/FMUP) e Susana Constantino (CCUL@RISE/FMUL) deverão apresentar os projetos do RISE. A sessão da manhã contará ainda com a apresentação de trabalhos de jovens investigadores das unidades de investigação que integram o Laboratório Associado. As inscrições são exclusivas a investigadores e podem ser feitas aqui.
Já a segunda parte do evento, com início marcado para as 14h00, será aberta ao público e contará com a Sessão de Abertura a cargo de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, e Nuno Sousa, vice-presidente da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica. A entrada é livre, mediante inscrição prévia. Consulte o programa aqui.
Segundo Fernando Schmitt, coordenador do RISE, a organização pretende que o evento “promova uma maior integração entre os investigadores” e permita que “a sociedade civil e também a científica tomem conhecimento do RISE, do que é, para que existe e que oportunidades pode criar em termos de investigação clínica”, aponta. Na visão do investigador, este Laboratório Associado “pode contribuir para estimular e melhorar a qualidade da investigação clínica em Portugal, o que pode traduzir-se em melhor qualidade de atendimento dos doentes e mesmo, a longo prazo, numa redução dos custos em saúde”.
Antes do encerramento do evento será ainda realizada a assinatura de um protocolo que reforçará o trabalho do RISE – Rede de Investigação em Saúde e os seus objetivos.
O RISE foi criado em 2021 através da união do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da UnIC – Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, duas unidades de investigação instaladas na FMUP, com o CCUL – Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa e o CI-IPOP (Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto – IPO-Porto).
Neste momento, o Laboratório Associado conta com mais de 455 investigadores integrados doutorados.