RISE Day regressa para debater impacto da investigação clínica

rise_day

Encontro realiza-se no próximo dia 23 de outubro, no Auditório Principal do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto).

O RISE – Rede de Investigação em Saúde vai reunir investigadores nacionais e internacionais no Auditório Principal do IPO-Porto.

No próximo dia 23 de outubro, Fernando Schmitt, coordenador do RISE (CINTESIS@RISE) e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Júlio Oliveira, presidente do IPO Porto e Carmen Jerónimo, diretora do Centro de Investigação do IPO-Porto, vão “abrir” o RISE Day, evento criado pelo Laboratório Associado RISE.

Com o mote “Clinical Research for a Healthier Future”, a partir das 9h30, os investigadores Paula Paulo (CI-IPOP@RISE), Isabel Duarte (CINTESIS@RISE/UAlg), Margareta P. Correia (CI-IPOP@RISE), José Alexandre Ferreira (CI-IPOP@RISE), João Sérgio Neves (UnIC@RISE/FMUP), Francisca Saraiva (UnIC@RISE/FMUP), Tiago R. Velho (CCUL@RISE) e Miguel Menezes (CCUL@RISE) vão dar a conhecer os seus trabalhos de investigação.

Da parte da tarde, o RISE Day contará ainda com intervenções de Ana Margarida Ferreira, Bernardo Sousa Pinto, Tiago Taveira Gomes e João Vasco Santos (todos do CINTESIS@RISE/FMUP).

Os especialistas Francisco Sampaio (CINTESIS@RISE), Ana João Santos (UnIC@RISE) e Cláudia Marques (CINTESIS@RISE) vão, por sua vez, abordar os seus trabalhos ligados à saúde comunitária e desafios societais.

A organização pretende que a 3.ª edição do RISE Day seja “uma plataforma dinâmica para que os investigadores doutorados de cada linha temática possam apresentar os resultados da sua investigação e reforçar a interação entre os diferentes centros e linhas de investigação”, explica o coordenador do Laboratório Associado, Fernando Schmitt, acrescentando que “esta edição, ao incluir pela primeira vez uma exposição de e-posters, visa também dar espaço aos investigadores mais jovens para divulgarem o seu trabalho científico, promovendo um ambiente de colaboração e troca de conhecimento entre todos os participantes”.

Antes do encerramento do evento, que contará com a participação de Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), instituição onde está sediado o RISE, será anunciado o vencedor da Bolsa Pepe.

O RISE foi criado em 2021 através da união do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da UnIC – Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, duas unidades de investigação instaladas na FMUP, com o CCUL – Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa e o Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (CI-IPOP).

Atualmente, o Laboratório Associado RISE conta com mais de 460 investigares integrados doutorados.

Os investigadores do Laboratório Associado RISE que pretendam marcar presença na iniciativa, devem efetuar o seu registo aqui. A entrada no RISE Day é livre, pelo que outros interessados em assistir ao evento poderão também participar, mediante inscrição prévia.

Consulte o programa.