Nome do curso: Programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa – PhD CAML
Instituição de acolhimento: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
Unidade de investigação RISE associada ao curso: Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL)
Grau académico atribuído: Doutorado
Breve descrição do curso: A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (HSM-CHLN) formaram recentemente o Centro Académico de Medicina de Lisboa, CAML (Portaria n.º 1371/2009 de 27 de Outubro), um consórcio que visa promover o desenvolvimento da dimensão académica e da excelência da prática clínica, a modernização e o desenvolvimento da investigação, da educação médica e inovação das ciências da saúde. O CAML pretende assegurar a compatibilização indispensável da educação médica e da investigação com o desenvolvimento da missão assistencial, renovando o conceito de hospital universitário.
No âmbito deste consórcio a FMUL, o IMM e o HSM-CHLN desenharam um programa de doutoramento conjunto: o Programa Doutoral do CAML. Um programa centrado em projetos de investigação de excelência, que inclui uma componente de formação flexível e modular.
O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efetiva entre os investigadores básicos e clínicos.
As três instituições, FMUL, IMM e HSM-CHLN, participaram ativamente na concepção do Programa de Doutoramento, utilizando os recursos existentes e criando novas sinergias para criar um ambiente atrativo e motivador para os médicos e investigadores desenvolverem as suas teses de doutoramento. O programa é gerido por uma Direção e Comissão Científica, ambas compostas por representantes das três instituições.
Objetivos do curso:
- Estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório e reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica.
- Estimular novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efetiva entre os investigadores básicos e clínicos.
Este programa privilegia, de forma intencional, a investigação e propõe uma estrutura curricular muito flexível que se possa adaptar a candidatos das diferentes áreas médicas e afins, bem como permitir aos alunos optar entre um regime de dedicação total ou parcial. Assim são criados percursos individuais, que melhor se adequem aos perfis dos doutorandos.
Duração: 48 meses
Número de ECTS: 240
Curso acreditado por: A3ES
Áreas científicas predominantes:
- Medicina
- Ciências Biomédicas e Tecnologias da Saúde
Link oficial do curso: