Pepe Grant já tem vencedor
Pepe Grant vai apoiar desenvolvimento de projeto de investigação centrado em duas Linhas Temáticas do Laboratório Associado RISE
A doutoranda Bárbara Caetano da Mota é a grande vencedora da Pepe Grant atribuída pelo RISE – Rede de Investigação em Saúde.
A investigadora do Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) contará com 18 mil euros para desenvolver, durante um ano, um projeto de investigação centrado nos efeitos da utilização de medicamentos para a diabetes nas alterações provocadas por dietas de alto teor de gordura e açúcar no cérebro do adolescente.
Para Bárbara Caetano da Mota, que reagiu com “surpresa, alegria e orgulho” à atribuição da Pepe Grant, a iniciativa “terá um impacto significativo e positivo” no seu projeto de investigação. “Com a atribuição da Pepe Grant e através dos seus recursos financeiros, serão ultrapassados obstáculos já identificados e que se mostraram, até então, como sendo um entrave ao avanço do trabalho de investigação”, explica a jovem investigadora.
“Como investigadora, considero que estas iniciativas culminam na vontade de querer continuar, uma vez que realçam o valor dos trabalhos de investigação, fomentando o avanço médico e a melhoria da saúde e qualidade de vida da população em geral”, defende.
Fernando Schmitt, coordenador do Laboratório Associado RISE, considera que a proposta da jovem investigadora “é um trabalho muito relevante, atual e que foi muito bem apresentado”, refere.
“Nós temos hoje, do ponto de vista farmacológico, a capacidade de impedir a absorção desse tipo gorduras e açúcares a nível intestinal, algo que é, aliás, a base de um tratamento novo para diabetes e que também está associada a perda de peso. O projeto da vencedora da Pepe Grant irá investigar se diminuindo a absorção desse tipo de compostos, existe influência a nível cognitivo e emocional nos adolescentes”, esclarece o também Professor Catedrático da FMUP.
Bárbara Caetano da Mota é licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, tendo feito o Mestrado em Neurobiologia na FMUP. Neste momento, a vencedora da Pepe Grant está a frequentar o Programa Doutoral em Neurociências na FMUP e é investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).
Criada em 2023, a Pepe Grant é promovida pelo Laboratório Associado RISE, em parceria com o “camisola” três da seleção portuguesa de futebol, Pepe. A iniciativa pretende atrair talento científico para contribuir para a produção científica e os resultados de investigação.