Novo livro de investigadora RISE desconstrói “dietas saudáveis” e “soluções milagrosas”

rise_cc
Foto: Unidade de Gestão de Comunicação, FMUP

Conceição Calhau coloca “os pontos nos i’s” na alimentação e nutrição em nova obra apresentada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

No passado dia 23 de abril, Conceição Calhau, investigadora do RISE – Rede de Investigação em Saúde (CINTESIS@RISE), lançou o livro “Deixemo-nos de Tretas”, no Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Conceição Calhau, uma das maiores referências nacionais em nutrição, desmistificou algumas crenças sobre a alimentação saudável e perda de peso. Na obra, a investigadora do Laboratório Associado e subdiretora da NOVA Medical School coloca um “ponto final” em muitas das preocupações sobre a alimentação e destaca a importância na moderação na hora das refeições.
Segundo a autora, a comunicação em saúde desempenha um papel central na adoção de hábitos de vida saudáveis, algo que motivou a autora a escrever esta obra. “Estando a alimentação inadequada como o segundo maior fator de risco em Portugal e sendo, cada vez mais, um problema a questão das doenças crónicas não transmissíveis, achamos que era o momento para colocar os pontos dos i’s”, esclareceu.

Na sessão apresentada por Vasco Ribeiro, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Conceição Calhau destacou a relevância da nutrição e o seu impacto na saúde dos cidadãos. De acordo com a investigadora “todos os comportamentos de risco que temos, como a falta de exercício físico, têm vindo a condicionar a garantia de mais anos com qualidade de vida”, afirma, realçando que “Portugal é o país da OCDE onde os cidadãos com mais de 65 anos têm menos anos de vida com saúde”.

A sessão contou com a participação de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, que durante a sua intervenção destacou o percurso de Conceição Calhau enquanto docente e investigadora nessa Faculdade.

Conceição Calhau é investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE) e Professora Catedrática da NOVA Medical School, onde fundou, em 2018, a licenciatura de Ciências da Nutrição. Durante mais de duas décadas teve uma forte ligação à FMUP, instituição onde foi investigadora e docente.

Com uma vasta experiência em metabolismo e nutrição humana, esta especialista conta cerca de 200 artigos científicos indexados, sendo os seus trabalhos centrados no papel da microbiota intestinal na saúde e na doença humana. Nutrição, metabolismo e toxicologia são algumas das suas áreas de interesse.