Nome do curso: Mestrado em Neurociências
Instituição de acolhimento: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
Unidade de investigação RISE associada ao curso: Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL)
Grau académico atribuído: Mestrado
Breve descrição do curso: O Mestrado em Neurociências pretende dotar os alunos de competências científicas para o estudo do Sistema Nervoso, numa perspetiva abrangente, da molécula à cognição, do normal ao patológico, contando com um elevado número de docentes e investigadores que cobrem um amplo leque de competências científicas. No primeiro ano, pretende-se que o aluno fique habilitado com conhecimentos que lhe permitam interpretar a literatura e perceber a metodologia de investigação científica nas suas vertentes básica e clínica, a fim de propor um projeto de investigação em interação com um docente, que executará sob supervisão durante o 2º ano.
Objetivos do curso:
- Promoção do conhecimento das neurociências, numa abordagem multidisciplinar e de complementaridade, através da aplicação de rigorosa metodologia científica, com o contributo da investigação clínica e laboratorial.
- Estudo do sistema nervoso no seu todo, tendo em conta as suas relações com o meio interno e externo, envolvendo a perceção, a ação, o comportamento, assim como os sistemas de homeostasia.
- Compreensão do sistema nervoso, quer no seu funcionamento normal, quer nas situação de doença, bem como dos principais métodos aplicados para o seu conhecimento e investigação.
- Treino no processo de investigação cientifica em temas relacionados com as neurociências, laboratorial, clínica, neurofisiológica e computacional.
Duração: 24 meses
Número de ECTS: 120
Curso acreditado por: A3ES
Áreas científicas predominantes:
- Neurobiologia Celular e Molecular
- Função Autonómica
- Neuropatologia e Neurofisiologia Clínica
- Funções Cognitivas, Envelhecimento e Demência
- Neurociências Computacionais e sua relação com o estudo de psicopatologias
Link oficial do curso: