Investigador RISE é o novo diretor da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto

Miguel_Padilha

Especialista do Laboratório Associado RISE é o primeiro diretor da ESEP após a sua integração na Universidade do Porto

José Miguel Padilha, investigador do Laboratório Associado RISE (RISE-Health@RISE/ESEP) e Professor Coordenador com Agregação da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto (ESEP), foi eleito diretor da ESEP pelo Conselho de Representantes da instituição para o mandato que decorrerá entre 2025 e 2030.

Com esta eleição, o especialista do RISE torna-se o primeiro diretor da instituição após a sua integração na Universidade do Porto, sucedendo ao Professor Doutor António Luís Rodrigues Faria de Carvalho. José Miguel Padilha contará com o apoio de Nilza Nogueira (RISE-Health@RISE/ESEP) como vice-diretora, Ana Rute Morim, José Carlos Carvalho e Sónia Brandão, enquanto vogais.

Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu no passado dia 23 de dezembro, na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto, o especialista José Miguel Padilha iniciou a sua intervenção ao reforçar o seu respeito à ESEP, instituição “que o viu crescer como estudante, profissional e pessoa”, vincando que a tomada de posse é um momento que “ultrapassa a dimensão pessoal do diretor, é um momento que pertence à Escola, à Universidade e à sociedade a que servimos”.

“Este é um momento que exige consciência histórica e respeito institucional. Ao longo de mais de um século, a Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto afirmou-se como uma referência nacional na formação de Enfermagem, na qualificação profissional e no serviço à comunidade. Esta história foi construída com rigor académico, dedicação humana e sentido de missão, por docentes, técnicos especialistas e de gestão, por estudantes e dirigentes que, acima de tudo, conseguiram responder aos seus desafios, com responsabilidade, e visão no futuro”, apontou José Miguel Padilha.

Já António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, referiu “estar certo” de que a comunidade académica poderá contar com o ânimo, entusiasmo, competência e dedicação [de José Miguel Padilha] para conduzir a Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto nesta nova fase da sua existência”, realçando que a eleição do investigador do Laboratório Associado é o “culminar do processo de integração da ESEP na Universidade do Porto”.

Sobre José Miguel Padilha

José Miguel Padilha é mestre em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2006), doutorado em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa (2014) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Entre 1997 e 2003 foi enfermeiro no Centro Hospitalar do Porto. Enquanto investigador, debruça-se sobre a autogestão da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e a simulação no ensino de Enfermagem.

Liderou, no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), o Tech4edusim – Technologies for Education and Simulation in Healthcare (Tecnologias para a Educação e Simulação na Saúde), um grupo de investigação dedicado à investigação e desenvolvimento de tecnologia aplicada à educação e à qualidade dos cuidados de saúde.

No contexto nacional, coordenou o grupo de enfermeiros da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2022–2025) e integra a assembleia geral da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação.

A nível internacional, entre 2022 e 2025, foi Chair do Nurses Group da European Respiratory Society e é um dos membros fundadores da International Coalition of Respiratory Nurses.

Atualmente, integra o Conselho Científico do Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde, sendo também investigador RISE-Health, Unidade de Investigação que resulta da fusão do CINTESIS, da UnIC – Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, do MedInUP – Centro de Investigação Farmacológica e Inovação em Fármacos e do CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde.