Investigador do RISE condecorado pelo Presidente da República
Condecoração “foi um misto de surpresa e orgulho” para o investigador do Laboratório Associado
Fausto Pinto, investigador do RISE – Rede de Investigação em Saúde e presidente do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL), foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 29 de fevereiro, recebendo a condecoração de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, distinção que reconhece a trajetória profissional e académica do investigador do Laboratório Associado (CCUL@RISE).
Para o investigador do RISE, esta distinção “foi um misto de surpresa e orgulho. É sempre muito estimulante o reconhecimento público do nosso trabalho”, afirma Fausto Pinto. “Vou continuar a desenvolver o meu trabalho como sempre, mas, desta feita, com uma dose reforçada de gratidão e estímulo pelo reconhecimento do que temos vindo a fazer”, garante.
Fausto Pinto é membro dos Conselhos Executivo e Científico do RISE, integrando a linha temática de “Investigação Clínica Translacional em Ciências Cardiovasculares”, onde atualmente aprofunda a sua investigação. Como investigador, Fausto Pinto debruça-se sobre a imagiologia cardiovascular, área em que foi pioneiro no uso da ultrassonografia intravascular no estudo do coração transplantado, cardiopatia isquémica, cardiologia de intervenção, insuficiência cardíaca, anticoagulação, cardiologia digital e saúde cardiovascular global. É ainda Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
Fotografia: Rui Ochoa / Presidência da República