Nome do curso: Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica
Instituição de acolhimento: Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)
Unidade de investigação RISE associada ao curso: Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS)
Grau académico atribuído: Mestrado
Breve descrição do curso: O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica possui três diretrizes:
Alinhamento com as orientações da Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de Enfermeira(o) Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO): o curso considera, na sua conceção, o Plano Formativo da Ordem dos Enfermeiros para a formação especializada em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, nomeadamente do que diz respeito aos requisitos e princípios de análise da formação especializada em Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (OE) para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO).
Com o Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica pretende-se preparar enfermeiras(os) para desenvolverem conhecimentos, competências e capacidade de inovação, fatores essenciais para que a excelência dos cuidados seja uma realidade, através de cuidados especializados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica centrados:
1) na competência profissional;
2) na prática baseada na evidência;
3) no respeito pela(o) cliente dos cuidados, naquilo que são os seus processos corporais e psicológicos, ações e projeto(s) de saúde (PQCEESMO, 2021).
Objetivos do curso:
-
- Preparar os enfermeiros para a prestação de cuidados especializados em ESMO para serem capazes de uma resposta profissional, baseada na evidência, às necessidades da mulher, feto/recém-nascido, homem e das pessoas significativas (família/comunidade), no âmbito:
- do planeamento familiar e autocuidado durante o período pré-concecional, de modo a conseguir as melhores condições de saúde para engravidar.
- da gravidez, nomeadamente a avaliação da evolução, e promoção da adaptação à gravidez.
- da adaptação à parentalidade (competências parentais).
- da preparação para o parto, com elaboração do plano de parto.
- do trabalho de parto, nomeadamente a avaliação da evolução, e assistência à mulher e pessoa(s) significativa(s) na obtenção de uma experiência positiva do parto.
- do pós-parto, nomeadamente a avaliação da evolução e promoção da recuperação pós-parto.
- da saúde do recém-nascido normal, nomeadamente a vigilância do desenvolvimento infantil e promoção da mestria nas competências parentais.
- do climatério e promoção da adaptação ao processo de envelhecimento normal.
- de situações de saúde/doença ginecológica.
- da saúde das meninas e das mulheres em geral, atuando no ambiente em que vivem e se desenvolvem, no sentido de promover os melhores níveis de saúde sexual, ginecológica e reprodutiva, prevenir processos de doença e promover a igualdade/equidade e dignidade nos cuidados.
- Preparar os enfermeiros para a prestação de cuidados especializados em ESMO para serem capazes de uma resposta profissional, baseada na evidência, às necessidades da mulher, feto/recém-nascido, homem e das pessoas significativas (família/comunidade), no âmbito:
Duração: 24 meses
Número de ECTS: 120
Curso acreditado por: A3ES
Áreas científicas predominantes:
- Enfermagem
Link oficial do curso:
https://estudar.esenf.pt/mestrado-em-enfermagem-de-saude-materna-e-obstetrica/