Nome do curso: Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar
Instituição de acolhimento: Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)
Unidade de investigação RISE associada ao curso: Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS)
Grau académico atribuído: Mestrado
Breve descrição do curso: O Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar insere-se na política de formação pós-graduada da ESEP, no quadro de uma estratégia alinhada com a sua missão estatutária. O curso assenta na articulação entre a investigação, o ensino e a resposta às necessidades em saúde das famílias.
Este mestrado tem como referência o Plano Formativo da Ordem dos Enfermeiros para a formação especializada em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar.
O curso possui uma forte orientação para o desenvolvimento de competências avançadas, de cariz predominantemente clínico, com enfoque na família como unidade de cuidados ao longo do ciclo vital, tendo em vista a capacitação da mesma face às exigências e especificidades do seu desenvolvimento, processo que torna evidente o contributo dos cuidados de enfermagem para a melhoria da saúde das famílias.
O Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar respeita os requisitos e princípios de análise da formação especializada em Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (OE), nomeadamente naquilo que se reporta à possibilidade de posterior atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista.
Este 2º ciclo de estudos de Ensino Superior irá contribuir para a formação de profissionais que constituam massa crítica para o desenvolvimento de atividades autónomas e colaborativas na área da Enfermagem de Saúde Familiar. Pretende-se que este curso seja relevante para a implementação de políticas de saúde familiar e nas políticas de organização dos cuidados de saúde familiar, tal como para a conceção, execução e avaliação de projetos de saúde que visem a família como um todo e, em simultâneo, os seus membros individualmente.
Objetivos do curso:
- Conhecer os fundamentos teóricos da enfermagem que permitam o desenvolvimento do pensamento crítico sobre os cuidados de enfermagem especializados em Enfermagem de Saúde Familiar.
- Integrar os princípios éticos e deontológicos que permitam o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e humanas para prestar cuidados de enfermagem à família como unidade de cuidados, nos diferentes níveis de prevenção.
- Prestar cuidados de enfermagem especializados, que promovam a capacitação das famílias, focando-se na família como um todo e nos seus membros individualmente.
- Avaliar os dados relevantes para a tomada de decisão de enfermagem, referentes ao sistema familiar.
- Identificar os diagnósticos de enfermagem no domínio da família como unidade, reconhecendo as suas forças e necessidades, considerando os seus processos de transição.
- Relacionar situações clínicas de especial complexidade no sistema familiar com as respostas adequadas aos recursos e necessidades identificadas nas famílias.
- Implementar e avaliar intervenções de enfermagem que tenham a família como cliente.
- Executar a entrevista familiar, aplicando instrumentos de avaliação e mobilizando técnicas de intervenção ativa e internacional.
- Desenvolver competências a nível da gestão e liderança dos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar, que permitam a articulação e mobilização dos recursos necessários à prestação de cuidados à família.
- Demonstrar capacidade de investigação geradora, quer de novo conhecimento disciplinar, quer de estratégias inovadoras, promotoras da tomada de decisão no processo de avaliação e intervenção familiar.
Duração: 18 meses
Número de ECTS: 90
Curso acreditado por: A3ES
Áreas científicas predominantes:
- Enfermagem
Link oficial do curso: