Carmen Jerónimo
PhD.
PhD.
Carmen Jerónimo é Diretora do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (CI-IPOP), Coordenadora do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro e Coordenadora Científica do Biobanco da mesma instituição.
Licenciou-se em Biologia, em 1994, obteve o Mestrado em Oncologia (1998), Doutoramento em Ciências Biomédicas (2001) e Agregação em Patologia e Genética Molecular (2011) na Universidade do Porto.
É Professora Catedrática Convidada de Biopatologia, Oncobiologia e Epigenética no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP).
O seu trabalho de investigação no contexto da oncologia de precisão, centra-se no desenvolvimento de novos biomarcadores epigenéticos do cancro baseados em biópsias líquidas, bem como na descoberta de epi-fármacos modeladores das aberrações epigenéticas das células tumorais e do sistema imunitário. Mais recentemente, tem vindo a estudar a contribuição das modificações dos RNAs não codificantes na transformação maligna, bem como a sua interação com os mecanismos epigenéticos.