RISE “abre portas” à investigação na Semana da Ciência e da Tecnologia 2024

CT

O Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde regressa à Semana da Ciência e da Tecnologia, iniciativa organizada pela Ciência Viva, para demonstrar o trabalho que, através das Unidades de Investigação que o integram, tem vindo a desenvolver em prol da investigação e ciência.

Entre os dias 18 e 24 de novembro, o RISE “abrirá as portas” dos seus laboratórios e irá debater a Medicina Geral e Familiar. O Laboratório Associado fará a sua estreia no primeiro dia da mais recente edição da Semana da Ciência e da Tecnologia, 18 de novembro, através do webinar “Da Clínica Geral à Medicina Geral e Familiar: ontem hoje e amanhã”, uma atividade do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE).

Nos segundo e terceiro dias da iniciativa, 19 e 20 de novembro, os investigadores da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular (UnIC@RISE) vão “abrir as portas” dos seus laboratórios para que estudantes do Ensino Secundário fiquem a conhecer os seus projetos de pesquisa.

Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia 2024, o Centro de Investigação do IPO-Porto (CI-IPOP@RISE) também receberá jovens estudantes que, através de visitas às infraestruturas do CI-IPOP, poderão “descobrir um pouco mais sobre a investigação e a ciência que se está a desenvolver em contexto clínico”, tendo ainda a oportunidade de “estar com os investigadores e descobrir um pouco do que se faz diariamente nesta instituição”.

Vale a pena recordar que esta é a segunda vez que o RISE participa nesta iniciativa. Em 2023, o Laboratório Associado levou a cabo diversas atividades, desde conferências a workshops, para dar a conhecer o trabalho que tem vindo a realizar no âmbito da investigação translacional.

Para participar nas visitas aos laboratórios da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, cada estudante deverá garantir o seu lugar aqui. A visita às infraestruturas do Centro de Investigação do IPO-Porto é aberta a qualquer estudante, mas requer inscrição prévia.

Para acompanhar o webinar “Da Clínica Geral à Medicina Geral e Familiar: ontem hoje e amanhã”, basta aceder à sessão Zoom aqui.