Investigadora RISE assume liderança de associação nacional dedicada à investigação

investigadora_Rise

Eleição é vista como uma oportunidade para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser vindo a ser feito pela investigação em cancro

Carmen Jerónimo, investigadora do RISE – Rede de Investigação em Saúde, é a nova Presidente da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), sucedendo a Joana Paredes, que assumiu o cargo em 2020.

Ao assumir este cargo, a também diretora do Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) e professora catedrática convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) vai ter um papel ativo na promoção da investigação centrada no cancro.

Para Carmen Jerónimo esta eleição “representa uma oportunidade de poder dar continuidade ao legado deixado pelas três anteriores direções. A minha expetativa é continuar a promover a comunicação e colaboração entre a comunidade multidisciplinar que investiga o cancro para benefício público, bem como estimular a participação ativa dos vários profissionais de saúde e das associações de doentes, auscultando as questões que necessitam de ser respondidas através do conhecimento que pode ser gerado no processo investigacional”, vinca a investigadora do Laboratório Associado RISE.

Na visão da investigadora, “a ASPIC tem também assumido um papel-chave na promoção do debate sobre investigação em cancro (básica/fundamental, pré-clínica/translação e clínica) e questões relevantes para os investigadores em Portugal, bem como das associações de doentes oncológicos, familiares e cuidadores”.

“Nos próximos dois anos pretendemos, não só dar continuidade às iniciativas em curso promovidas pela anterior direção liderada por Joana Paredes, na qual eu fui vice-presidente, mas também promover o treino avançado e/ou aquisição de competências específicas de jovens investigadores”, afirma Carmen Jerónimo.

A Associação Portuguesa de Investigação em Cancro, afiliada à European Association for Cancer Research, foi lançada em 2012, e tem como objetivo promover a investigação em cancro, promover a excelência, disseminar resultados e propor soluções para a investigação a nível nacional, europeu e global.

A eleição de Carmen Jerónimo foi anunciada a 29 de abril, no 6th ASPIC International Congress, um evento que foi presidido por Fernando Schmitt (CINTESIS@RISE/FMUP) e Ana Teresa Maia (CINTESIS@RISE/UAlg). A iniciativa contou com o patrocínio do Laboratório Associado RISE.