RISE apoia nova Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica
Nova licenciatura está sediada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
O RISE – Rede de Investigação em Saúde é um dos parceiros da nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauDInoB) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
No passado dia 17 de maio, a Aula Magna da FMUP recebeu o evento oficial de lançamento da nova licenciatura, cuja estreia ocorrerá no ano letivo de 2024/2025. A sessão contou com a presença de renomeadas figuras da Academia, parceiros académicos e não-académicos do novo curso, incluindo empresas e organizações da área da saúde.
A participação da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes na sessão “Saúde Digital e Inovação Biomédica – Uma Licenciatura da Academia do Porto” foi um dos destaques do evento onde foi debatido “O Papel da Academia na Transformação Digital e na Inovação em Saúde”.
A estreia do púlpito da Aula Magna ficou a cargo de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, que durante a sua intervenção destacou a inovação presente na nova proposta da Faculdade de Medicina da U.Porto e realçou que, no âmbito da mesma, a FMUP teve “a oportunidade de convidar parceiros industriais, empresariais e empregadores” e que, com a nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, a Faculdade de Medicina da U.Porto espera “fazer caminho, sendo pioneira, sendo líder”.
João Fonseca, diretor da nova licenciatura da FMUP, destacou o papel que esta nova proposta da Faculdade de Medicina pode ter no setor da saúde. “Queremos formar profissionais com competências e aptidões tecnológicas, e que conheçam também as linguagens, raciocínios e processos de prestação de cuidados de saúde”, afirmou o também investigador do Laboratório Associado (CINTESIS@RISE).
No debate, moderado por Adelino Leite Moreira, presidente do Conselho Científico da FMUP e investigador do RISE (UnIC@RISE), e que contou com intervenções de figuras de entidades promotoras da licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, Fernando Schmitt, coordenador do Laboratório Associado RISE e professor catedrático da FMUP, defendeu que “este curso é uma grande oportunidade para os alunos, desde o início, terem contacto com a educação e investigação”, destacando a proximidade da nova licenciatura ao tecido empresarial.
Na sessão de encerramento, a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, enalteceu “o novo capítulo na história da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da saúde, em Portugal”, acrescentando que a nova licenciatura “desempenha um papel fundamental na formação de uma nova geração de profissionais aptos a operar nesta nova era da medicina”.
José Castro Lopes, Vice-reitor da Universidade do Porto, mencionou, por sua vez, que a criação desta licenciatura abre as portas “a uma nova era de formação e investigação transdisciplinar”.
A licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauDInoB) está sediada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Mais informações sobre a nova licenciatura aqui.