RISE marca presença na Semana da Ciência e Tecnologia 2023
Laboratório Associado desenvolveu diversas atividades para promover a investigação translacional
O RISE – Rede de Investigação em Saúde marcou presença na Semana da Ciência e Tecnologia, organizada pela Ciência Viva. Entre os dias 20 e 26 de novembro, o Laboratório Associado e as suas Unidades de Investigação “abriram portas” de laboratórios, promoveram workshops e debateram sobre o setor da Saúde.
A estreia do RISE na Semana da Ciência e Tecnologia 2023 decorreu em formato digital. A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviço de Saúde (CINTESIS) realizaram, no dia 22 de novembro, o workshop “Divulgação da Ciência”, que contou com a participação de Clemente Sousa e Sara Pinto (CINTESIS@RISE).
Na sessão, os investigadores abordaram a importância de “divulgar ciência”, tendo centrado a sua intervenção nos desafios da investigação em Saúde e a forma como o trabalho em equipa poderá ajudar investigadores, orientadores, arguentes e revisores a ultrapassar os mesmos.
No quarto dia da iniciativa organizada pela Ciência Viva, os investigadores do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) “abriram as portas” dos seus laboratórios e permitiram que estudantes do Ensino Superior e comunidade em geral vestissem a bata do CCUL e ficassem a conhecer as suas infraestruturas dedicadas à investigação, modelos experimentais e projetos de pesquisa.
Durante a Semana da Ciência e Tecnologia, o CCUL também levou a investigação cardiovascular ao universo digital. O “LabLife” convidou estudantes do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Superior a “participar em rotinas laboratoriais, explorar processos e conhecer algumas técnicas e ferramentas de apoio à investigação translacional” através de um “jogo de pistas, que combina a interatividade de um role-playing game com a aquisição de conhecimentos, e desafio de um quiz”, explica a organização.
No dia 24 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica, o Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (CI-IPOP) deu a conhecer, através da visita aos seus laboratórios, o trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito da investigação em Oncologia.
Nessa mesma data, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebeu a Conferência “Economia e Gestão da Saúde”, evento apoiado pelo CINTESIS@RISE e que reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater os Novos Desafios e os Novos Modelos de Capacitação / Inovação e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Conferência “Economia e Gestão da Saúde” encerrou com intervenção de Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, que esclareceu os investimentos das verbas do PRR no setor da Saúde, e Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que destacou o “potencial do nosso país”, reforçando o papel que a FMUP poderá ter na inovação do setor da Saúde.